Mitologia Japonesa: Lenda sobre as Kitsunes

Yoo  Minna-san! Hoje eu trouxe um dos temas para a cultura japonesa que é sobre uma lenda japonesa, creio eu que alguns já conhecem ou já ouviram falar,  mas se você que acompanha este e blog e não conhece, resolvi trazer para vocês esse tema de hoje e espero que gostem. 


Kitsune ()  que significa "raposa" em japonês. A palavra kitsu significa " O Ganido da Raposa", e acabou tornando-se o nome do animal em tempos antigos. As raposas são assuntos comuns no Folclore Japonês e são seres inteligentes e com capacidades mágicas que aumentam com a sua idade e sabedoria, elas são um tipo de youkai ou entidade espiritual. A Kitsune é muito popular na mitologia japonesa 

 De acordo com os relatos contidos em várias lendas ao seu respeito, por serem animais com poderes mágicos significam que podem que o uso deles podem ser sagrados ou amaldiçoados   

Origem


Há muitas lendas relacionadas às Kitsunes, porém não há certezas de sua origem  (China Co´réia, Índia Japão ou entre outros países da Ásia)  Esses mitos populares contam histórias de raposas podem até ter nove caudas.  Entretanto há histórias envolvendo Kitsunes e são relatados em dois registros Kijiki que é a mais antiga crônica do Japão em 712 d.C.  (Registro das Coisas Antigas)  e Nihongi ou Nihon Shoki, este segundo registro representa as crônicas do Japão compilado 720 d.C.

As Kitsunes são mais poderosas que os humanos e sempre agem com arrogância quando entra em contato com um, acreditam-se também que sejam fêmeas, em algumas histórias se denominam  com nomes femininos.  Dizem também que seus poderes são incriveis, como a posessão, manipular e surgir em sonhos, criar ilusões,  cuspir fogo, elas podem até se curar e também dizem que elas possuem poderes maiores e são capazes de manipular o tempo e o tempo espaço e levar pessoas á loucuras, há possibilidades de que elas possam matar também. 


Outra coisa também é que as kitsunes podem mudar a forma e geralmente seria de uma jovem e bela mulher, independente da idade atual da raposa. A relatos também de que esses seres assumem outras formas também como a de uma pessoas velhas, crianças e outras bem fantásticas como árvores de alturas incriveis e uma segunda lua. 

Tipos de Kitsunes


Bakemono-Kitsune: É uma Kitsune má e espectral (como um fantasma), muito parecido com Reiko, Kiko, Koyo. 
Genko: Kitsune preta, normalmente é vista como um bom presságio.
Kiko: Espirito de uma Kitsune.
Kitsune: Termo geral para a palavra "raposa", kitsunes podem ser retratadas tanto boas como más. 
Kitsune-bi: Kitsunes com o poder de invocar chamas com a boca e com a sua cauda. 
Koryo: Kitsune amaldiçoada. 
Kuko: Kitsune  do elemento Ar, Kukos são kitsunes muito más, consideradas do mesmo nível Tengu, Goblin japonês. 
Kyuubi: São as kitsunes que alcançaram os 900 anos e tem 9 caudas. Elas ganham habilidades de poder ver e ouvir tudo em qualquer lugar no mundo, também adquiram sabedoria infinita, a onisciência, 
Nogitsune: Kitsunes selvagens, normalmente é usada para diferenciar entre as boas e más kitsunes. Assim eles usam o termo "Kitsune", para as Boas Kitsunes e "Nogitsune" para todas aquelas que enganam pessoas e são consideradas más. As Nogitsunes não são realmente más, apenas gostam de enganar as pessoas.
Reiko: Fantasma de uma kitsune, não é uma kitsune má, mas definitivamente é perversa.
Shakko: Kitsune vermelha, podem ser consideradas tanto boas como más. 
Shouzaa:  Espirito Seiryu, supervisor das raposas.
Tenko: Kitsune celestial elites de kitsunes, são aquelas que alcançaram 1.000 anos de idade (normalmente as kitsunes já possuem nove caudas e sua pelagem muda de cor para prata ou dourada), mas algumas são considerada tão más como a Tamamo-no-Mae ou benevolentes e sábias como as mensageiras do Deus Inari 
Yako/Yakan: Raposas Maldosas 

Eu encerro o assunto sobre as Kitsunes, mas na próxima semana eu irei continuar a falar sobre elas, irei contar sobre a kyuubi no kitsune e também falar sobre a  lendas de  Tamamo-no-mae e Ono a Kitsune do Pantano. Gostaram? então não deixem de comentar e até a próxima. 




Comentários