Mitologia e Lendas Japonesas: Tanuki


Olá Pessoal depois de algum tempo a nossa Cultura Japonesa está de volta e dessa vez eu trago mais uma parte da mitologia ou lenda dos Japão, Eu espero que vocês gostem.

Tanuki

 O Tanuki é um personagem da mitologia japonesa, ele é uma criatura alegre, travessa e mística, além disso é um mestre em troca de formas e disfarces.

Algumas de suas características são sua predileção pelo saquê tanto que ele é sempre retratado  com uma garrafa de saquê em uma mão e uma nota promissória na outra.- uma conta que ele nunca paga - ele também tem uma barriga enorme e está sempre usando um chapéu. As imagens do tanuki são consideradas amuletos de boa sorte e prosperidade, essas imagens são encontradas até hoje nas portas de restaurantes para atrair clientes.


.Das criaturas  sobrenaturais o tanuki é o mais "brincalhão". Ao contrário da Kitsune o tanuki não tem muito sucesso com seus planos. Dizem que a maior causa do seu fracassos são o saquê, quando ele sente o cheiro do saquê ele levanta o rabo, revelenando sua identidade, também contam que se libertar um tanuki de uma armadilha ele retribui o favor.
O Tanuki também aparece em muitas expressões da língua japonesa como Tanuki Oyaji (velho astuto) e Tanuki Neiri (sono fingido), por conta do costume desses animais, os texugos, de fingir-se de morto ou adormecido quando surpreendido.

O personagem também tem nomes distintos em determinadas regiões e suas “pegadinhas” nos humanos variam de acordo com cada tipo de Tanuki.
As quatro variedades mais famosas de Tanuki

- Danzaburou-danuki: variedade originária da ilha de Sado, prefeitura de Niigata

- Shibaemon-tanuki: variedade da Ilha Awaji, na província de Hyogo

- Yashima no Hage-tanuki: variedade da cidade de Yashima, na província de Kagawa

- Bake-danuki: termo usado para espécie maliciosa de Tanuki e referido em praticamente todas as regiões do Japão.

E essa é mais uma lenda da nossa querida cultura japonesa, eu espero que vocês tenham gostado e em breve trarei mais. 

Comentários